terça-feira, 21 de junho de 2011

Dicas: 10 extensões essenciais para o Firefox

Deixe o Firefox do jeito que você sempre quis, com extensões para navegação mais rápida, mais segura e mais eficiente.

Usar extensões em seu navegador é como “tunar” um carro com um novo aerofólio, janelas escurecidas, calotas cromadas e adesivos em forma de chamas na lateral: se você exagerar pode prejudicar o desempenho e fazer papel de bobo. E com milhares de extensões para o Firefox disponíveis, o desafio é encontrar as melhores - e evitar as mais bobas.
Juntamos aqui dez das extensões mais úteis para o Firefox, todas com uma perfeita combinação entre bom desempenho e economia de tempo. As chamas? Bem, essas nós vamos deixar por sua conta.
Aprimore a navegação
Você já encontrou alguma informação interessante enquanto navega e desejou poder “marcá-la” com um post-it para usar mais tarde? O popular aplicativo web Evernote tem uma extensão para o Firefox que torna fácil criar notas para si mesmo a partir de qualquer parte de uma página web que você tenha selecionado com o mouse. Notas podem incluir texto, fotos e até vídeo, e são sincronizadas com o aplicativo Evernote para smartphones, para que você tenha acesso a elas mesmo longe de seu computador.
A extensão Greasemonkey permite criar scripts que modificam o comportamento dos sites e fazem de tudo, de personalizar termos de busca a embutir controles para reprodução de música na barra de ferramentas ou adicionar notificações do GMail às abas. Depois de baixar a extensão você precisará dos scripts, e há milhares deles em sites como o userscripts.org. Um bom ponto de partida é o Gmail Fullscreen, que permite rodar o serviço de webmail em uma tela cheia em vez de em uma janela.
firefox_greasemonkey-360px.jpg
Se você alterna com frequência entre seu iPhone, seu notebook e um tablet Android, o Xmarks pode ser a extensão ideal para você. Este serviço armazena seus favoritos - e suas senhas - na web, e os mantém em sincronia em todos os aparelhos. Adicione um favorito no PC, e você verá ele no tablet. O Xmarks também pode ser usado para sincronizar favoritos e senhas entre diversos navegadores em múltiplos PCs.
Sua rotina de navegação envolve visitar os mesmos cinco sites todo dia de manhã? Se você tem um conjunto de favoritos que visita frequentemente, pode abrí-los de uma só vez com o Speed Dial. De acordo com os desenvolvedores, esta extensão “funciona dentro de uma aba, e mostra miniaturas (thumbnails) dos sites designados. Estas miniaturas são atualizadas automaticamente em segundo plano”.
Baixe vídeo, fotos e mais
Você está prestes a entrar em um avião e ficar horas sem conexão à internet? A extensão Read it Later (que também tem versões na forma de aplicativos para o iOS e Android) permite que você salve longos artigos e páginas web com um clique para ler depois, mesmo que não tenha conexão à internet. Excelente para colocar a leitura em dia.
Esta extensão permite baixar filmes em Flash do YouTube e de outros sites populares para que você assista depois, mesmo sem uma conexão à internet. Guarde seus videoclipes e “memes” favoritos para assistir a qualquer momento.
firefox_easyyoutube-360px.jpg
Baixe vídeos do YouTube facilmente com o Easy YouTube Video Downloader
Se você precisar tirar um screenshot de um site, o Awesome Screenshot tornará sua vida mais fácil. Depois de instalar a extensão basta dar um clique no ícone da câmera e o Awesome Screenshot tira uma “foto” da página inteira, mesmo as partes que você não consegue ver. É possível anotar a foto com linhas, texto e mais, e até mesmo borrar informações delicadas antes de salvar a imagem ou publicá-la na internet.
Privacidade e segurança
Há todo tipo de sistemas ocultos de rastreamento - tags, pixels ocultos, marcadores e mais - em uso para seguir seus movimentos pela web, e o Ghostery torna o que era invisível visível. Por exemplo, quando usei o serviço e visitei o site CNN.com uma lista de sete empresas que estavam secretamente rastreando minha sessão surgiu na tela. O Ghostery pode ajudá-lo a identificar e evitar quase todos eles bloqueando as imagens e scripts usados.
Java, Javascript e Flash são ótimas tecnologias usadas pelos desenvolvedores para criar sites dinâmicos e cheios de interatividade. O ruim é que anunciantes e agressores também os consideram ferramentas eficientes para executar scripts maliciosos ou de rastreamento em seu navegador. O NoScript pode bloquear applets em Java, scripts em JavaScript e animações em Flash exceto nos sites nos quais você confia, mantendo o seu computador a salvo dos bisbilhoteiros.
Esta é de longe a extensão mais popular para o Firefox, e é fácil ver o motivo: ela bloqueia as propagandas que entulham o navegador, tiram sua atenção e até tentam te levar a armadilhas (como os famosos falsos alertas de vírus). Ele é simples de configurar e fácil de usar.
Só tenha em mente que muitos sites dependem da renda publicitária para continuar operando. Portanto, se você tem um site de que gosta e no qual confia, desabilite o Adblock nele (é fácil incluir o site na “lista branca” com um clique no ícone da extensão). O webmaster agradece.

Fonte: PC WORLD

Nenhum comentário:

Postar um comentário