domingo, 4 de setembro de 2011

Windows 8 terá suporte integrado para abertura de arquivos ISO

Será possível acessar imagens de disco como se fossem uma mídia removível

A maioria das novidades anunciadas para o Windows 8 envolve alterações cosméticas ou de usabilidade. A mais nova atualização do blog de desenvolvimento do sistema, porém, mostra uma novidade que não só facilita o uso do computador como também é um recurso técnico bem vindo: acesso direto a arquivos contidos em imagens de disco.
Imagens de disco, mais conhecidos pela sigla ISO, são arquivos que contém uma cópia de um disco, incluindo CDs e DVDs. Nas versões anteriores do Windows era preciso usar um programa para "montar" a imagem, para ele ser usado como se fosse um disco no computador, entre os programas do gênero, o mais famoso provavelmente é o DAEMON Tools Lite Em português Ouro No ranking semanal.




O formato é popular para distribuir softwares - legal ou ilegalmente - pela Internet e ganhou ainda mais força com o sucesso dos netbooks - que não possuem drive de CD ou DVD - e com as capacidades cada vez maiores dos discos rígidos.
No Windows 7 já era possível gravar (queimar) as imagens para um disco, mas agora no Windows 8 será possível acessar (montar) os arquivos dentro da imagem e utilizá-lo como se fosse um drive normal, sem a necessidade de passar a imagem para um disco.

Imagem ISO montada como drive
Imagem de disco "montada" aparece como um disco de DVD inserido no computador.

O recurso estará disponível no menu dinâmico do gerenciador de arquivos, Windows Explorer, ou então com um clique do botão direito do mouse. Depois de montado, surge um novo drive (dispositivo de armazenamento removível), inclusive com a opção de ejetar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário